Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Grupo de Pesquisa Hidrosedimentológica do Semiárido

Área do conteúdo

ENCONTRO DE HIDROLOGIA APLICADA

Data da publicação: 29 de maio de 2024 Categoria: Notícias

Entre os dias 22 e 25 de junho aconteceu o Encontro de Hidrologia Aplicada promovido pelo INCITE Economia Verde.O Encontro teve a participação das turmas de hidrologia ministrada pelo professor José Carlos de Araújo (UFC e Coordenador do grupo Hidrosed) em conjunto com a turma de fundamentos de engenharia de Água e Solo da professora Isabel Cristina (UFC), assim como os discentes e docentes da disciplina de hidrologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). A equipe de professores contou ainda com o professor Lucas Melo Vellame (INCITE Economia Verde/UFRB), com o professor Márcio Rios (IF Baiano), com professor Everton Poelking (UFRB), além da Dra. Nazaré Suziane Soares (UFC) e do Dr. Arnaldo Sales (UFC).

No primeiro dia do Encontro, o Professor José Carlos demonstrou de forma prática como é realizada a medição da vazão de cursos d’água utilizando os métodos de igual incremento de largura, de Chiu e de Manning. A professora Isabel Cristina abordou sobre coleta de amostras para análise de qualidade da água e demonstração com equipamento de sensor de coleta de condutividade elétrica, pH e oxigênio dissolvido. A doutora Nazaré Suziane demonstrou como são utilizados em campo alguns equipamentos de coleta de dados de radiação, umidade do solo, medição digital e temperatura, assim como coleta de água.


No segundo dia, o professor Márcio Rios (IF Baiano), explicou que a região de Campo Formoso é classificada como um núcleo de desertificação, cujos processos característicos já estão em curso. E que é possível verificar extensas e profundas voçorocas criadas pelas águas da chuva que escoam em alta velocidade. A declividade relativamente acentuada, aliada às características pedogenéticas, tornam o solo da região altamente suscetível a esse intenso processo erosivo. O solo carreado é depositado na área mais baixa do terreno, o que provocou o assoreamento do Rio Salitre. Dada a importância desse tema, pesquisas da UFRB, UFC e IF Baiano foram desenvolvidas no povoado de Lagoa Branca, podendo-se citar duas delas: dissertação do Djalma Santos e tese da Maria Ângela Macedo, egressos do PPGEA da UFRB. No mestrado de Djalma, foi possível identificar que os processos erosivos começaram há 60 anos, o que coincide com as modificações ocorridas na paisagem (monocultivo do sisal e implementação da estrada). Já o trabalho de doutorado da Ângela, foi importantíssimo para demonstrar que é possível recuperar áreas degradadas através da implementação de terraço aliado ao cultivo de pastagem irrigada. Esta aula de campo destacou a importância da ação antropológica sobre perda de grandes áreas e até rios, além de levantar questionamentos, sobre a responsabilidade impedir que esses processos continuem ocorrendo aceleradamente. As parcerias firmadas entre moradores locais e pesquisadores podem possibilitar o desenvolvimento de mais pesquisas, contribuindo para a recuperação da área e seu monitoramento contínuo. Os registros pelo drone DJI Mavic 3 foi possível graças ao professor Everton Poelking, que também mostrou como este drone é operado e quais as possibilidades de uso.

No terceiro dia, o professor Lucas Vellame (UFRB) apresentou o método de medição de evapotranspiração através do balanço de energia com instrumentação de baixo custo. A pesquisa está sendo desenvolvida pela doutoranda Geovana Paim Araújo (PPGEA-UFRB) sob a orientação do prof. Lucas Vellame, em parceria com a  Technische Universität Dresden (TU Dresden). A pesquisa visa entender como ocorre a transferência da água pelo solo e planta para a atmosfera, e identificar a quantidade de água evaporada e assim calcular o balanço hídrico de uma bacia e conhecimento da disponibilidade hídrica de uma região.

Antes de ser testado na Alemanha, o método foi testado sob condições de vegetação de Caatinga durante o pós-doutorado do professor Lucas Vellame sob a supervisão do professor José Carlos de Araújo (UFC), e mostrou-se eficiente especialmente para áreas com alta diversidade florística. Dessa forma, o intuito da pesquisa em cooperação internacional é comparar as medidas de evapotranspiração do Brasil e na Alemanha e assim identificar as diferenças e relações entre as regiões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo