📢 📢 Novo artigo publicado! O estudo aborda cenários de mudanças climáticas sobre a taxa de evaporação e disponibilidade hídrica.
Data da publicação: 22 de agosto de 2024 Categoria: NotíciasO artigo “Impact of reservoir evaporation on future water availability in north-eastern Brazil: a multi-scenario assessment” publicado em julho de 2024 na revista Hydrology and Earth System Sciences [IF: 6.3] é resultado de pelo menos 3 anos de medição e estimativa de evaporação em uma rede de açudes do Ceará. A pesquisa se concentra em uma região tropical costeira de 4 milhões de habitantes (Região Metropolitana de Fortaleza) abastecida por uma rede de reservatórios onde a estação seca dura 8 meses (junho a dezembro).
Os autores analisaram o impacto de quatro cenários de mudanças climáticas na taxa de evaporação e na disponibilidade hídrica associada (volume de água distribuída por ano). O pior cenário mostra que até o final do século (2071 a 2099), a taxa de evaporação anual pode aumentar de 6 a 12%, o que reduziria a água armazenada em até 80%.
O artigo tem participação dos orientadores Dra. Arlena Brosinsky (Universidade de Kaiserslautern, Alemanha), do Professor George Leite Mamede (UNILAB, campus Redenção), do Professor José Carlos de Araújo (Universidade Federal do Ceará), e do doutorando Ítalo Rodrigues (egresso do PPGEA, atualmente na Universidade de Lethbridge, Canadá).
Agradecimentos
Os autores agradecem: (1) financiamento fornecido pela CAPES e DAAD; (2) FUNCAP pelas bolsas concedidas ao primeiro e terceiro autores; (3) COGERH pelo suporte técnico no reservatório do Gavião; (4) à Universidade de Potsdam pelo apoio durante a estadia de Gláuber Pontes Rodrigues; e (5) Gerd Bürger (Universidade de Potsdam), Saskia Förster (Centro Helmholtz, GFZ) e Birgit Heim (Instituto Alfred Wegener, AWI) pela discussão fundamental durante a preparação deste estudo.