Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Grupo de Pesquisa Hidrosedimentológica do Semiárido

Área do conteúdo

📢 📢 Novo artigo publicado! O estudo aborda cenários de mudanças climáticas sobre a taxa de evaporação e disponibilidade hídrica.

Data da publicação: 22 de agosto de 2024 Categoria: Notícias

         O artigo “Impact of reservoir evaporation on future water availability in north-eastern Brazil: a multi-scenario assessment” publicado em julho de 2024 na revista Hydrology and Earth System Sciences [IF: 6.3] é resultado de pelo menos 3 anos de medição e estimativa de evaporação em uma rede de açudes do Ceará. A pesquisa se concentra em uma região tropical costeira de 4 milhões de habitantes (Região Metropolitana de Fortaleza) abastecida por uma rede de reservatórios onde a estação seca dura 8 meses (junho a dezembro).

Os autores analisaram o impacto de quatro cenários de mudanças climáticas na taxa de evaporação e na disponibilidade hídrica associada (volume de água distribuída por ano). O pior cenário mostra que até o final do século (2071 a 2099), a taxa de evaporação anual pode aumentar de 6 a 12%, o que reduziria a água armazenada em até 80%.


    Segundo o autor principal do artigo, Gláuber Pontes, “o estudo se torna mais interessante por decorrer de medidas diretas no lago que começaram em 2019, em uma região que é notoriamente carente destes dados. Além disso, durante a discussão dos resultados notamos que o impacto das prováveis mudanças na taxa evaporativa é equivalente ao do assoreamento nos açudes na região semiárida cearense”.
     O autor também destaca que as projeções climáticas sob os recursos hídricos podem ser bastante divergentes, e por isso é necessário desenvolver adaptações às mudanças climáticas que não precisem de termos quantitativos de mudanças em variáveis hidrológicas, mas sim de faixas de valores projetados. Essas descobertas contribuem para um arcabouço de conhecimento sobre a estimativa da disponibilidade de água em um clima já em mudança e fornecem novos dados e percepções sobre o gerenciamento hídrico em áreas que dependem fundamentalmente de reservatórios de superfície.”

 O artigo tem participação dos orientadores Dra. Arlena Brosinsky (Universidade de Kaiserslautern, Alemanha), do Professor George Leite Mamede (UNILAB, campus Redenção), do Professor José Carlos de Araújo (Universidade Federal do Ceará), e do doutorando Ítalo Rodrigues (egresso do PPGEA, atualmente na Universidade de Lethbridge, Canadá).


Agradecimentos

Os autores agradecem: (1) financiamento fornecido pela CAPES e DAAD; (2) FUNCAP pelas bolsas concedidas ao primeiro e terceiro autores; (3) COGERH pelo suporte técnico no reservatório do Gavião; (4) à Universidade de Potsdam pelo apoio durante a estadia de Gláuber Pontes Rodrigues; e (5) Gerd Bürger (Universidade de Potsdam), Saskia Förster (Centro Helmholtz, GFZ) e Birgit Heim (Instituto Alfred Wegener, AWI) pela discussão fundamental durante a preparação deste estudo.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo