Aula Prática — Hidráulica aplicada e hidrologia de regiões semiáridas.
Data da publicação: 22 de agosto de 2024 Categoria: NotíciasUniversidade Federal do Ceará promove aula prática sobre Irrigação Localizada na fazenda Grangeiro.
No dia 02 de agosto o Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio da disciplina de Hidráulica Aplicada e Hidrologia de Regiões Semiáridas, realizou uma viagem técnica para a fazenda Grangeiro, localizada em Paracuru, Ceará. A viagem foi elaborada com o intuito de fornecer aos alunos conhecimentos técnicos sobre a instalação e manutenção de sistemas de irrigação, com foco na cultura do feijoeiro.
No primeiro momento, os discentes foram recebidos pela produtora rural Rita Grangeiro, que iniciou a visita apresentando um mapa com as áreas de produção utilizadas para o cultivo de coco verde, milho e feijão-verde.
Em seguida, o engenheiro agrônomo Lucas Aguiar conduziu uma atividade de acompanhamento da implantação de um sistema de gotejamento para a cultura do feijão. Os alunos auxiliaram no posicionamento das linhas laterais, além de realizar uma prática elaborada para avaliar a uniformidade em sistemas de irrigação localizada. A atividade, coordenada pelos professores, Carlos Alexandre Gomes Costa, José Carlos de Araujo e pelos bolsistas de iniciação científica Juan Rodrigues de Almeida e Antonio Vinícius da Costa Braga teve como objetivo capacitar os discentes a avaliarem equipamentos de irrigação, aprimorando a eficiência da aplicação de água na produção agrícola e promovendo seu uso racional.
Objetivos da Atividade
Dentre os objetivos, destaca-se a importância de coletar dados de vazão e pressão em diferentes pontos do sistema, verificar a variabilidade na aplicação de água e utilizar métodos de cálculo de uniformidade, como o Coeficiente de Uniformidade de Christiansen (CUC).
Sistemas mal dimensionados ou sem a devida manutenção podem gerar áreas com excesso, ou déficit de irrigação, comprometendo o desenvolvimento das culturas e, consequentemente, os resultados econômicos. A realização dessa aula prática é fundamental para garantir que os futuros engenheiros agrícolas consigam diagnosticar e ajustar os volumes de água aplicados, evitando desperdícios e promovendo a eficiência energética.
A prática evidenciou a importância de se investir em tecnologia e conhecimento para otimizar o uso dos recursos hídricos na agricultura, garantindo a sustentabilidade e a viabilidade econômica das atividades agrícolas na região.
AGRADECIMENTOS
Fazenda Grangeiro, que proporcionou um ambiente ideal para os alunos aplicarem os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em um contexto real. A colaboração e a disponibilidade dos recursos da fazenda foram essenciais para o sucesso da atividade. Além disso, a parceria é fundamental para a formação de profissionais capacitados e preparados para contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento sustentável da nossa região.