2° Encontro de Hidrologia de Regiões Semiáridas: Aiuaba
Data da publicação: 14 de julho de 2024 Categoria: NotíciasDurante os dias 26/06/24 a 28/06/24, ocorreu a Campanha para Aiuba, em que levou a turma de Hidrologia de Regiões Semiáridas para a caatinga cearense, com o intuito de realizar atividades práticas em campo. As aulas foram ministradas pelo professor Dr. José Carlos de Araújo, Dr. Carlos Alexandre Gomes, a pós-doutoranda Nazaré Suziane Soares e o doutorando Thales Bruno Rodrigues.
No dia 26/06 ocorreu uma aula sobre Hidrologia de Barragens na visita ao açude Benguê com aprofundamento de conceitos principais e elementos estruturais da barragem. A aula foi de suma importância para os entendimentos dos elementos e processo de construção para retenção da água. A ênfase dada, foi nas partes principais da barragem: Taludes, Maciço e sangradouro. Nesse caso, o maciço é a parte central da barragem em que sustenta a barragem e represa a água, minimizando os processos erosivos. Taludes são as superfícies inclinadas para estabilidade da barragem. Já o sangradouro é estrutura para permitir o escamento controlado da água do reservatório. Ambas, estruturas serão apresentadas nas fotos seguintes.
No dia seguinte, ocorreu a visita para a bacia experimental de Aiuaba (BEA), seguindo para o Açude Boqueirão, onde foram feitas demonstrações de CAV (curvas cota x área x volume) com a utilização de GPS geodésico para determinação das coordenadas de pontos específicos para análise de estudos, medições de duas encostas — uma preservada e outra degradada — com coletas de solos erodidos e assoreados para determinação da evolução da taxa de erosão durante o período de 16 anos, além disso, foram realizadas coletas de dados meteorológicos de estações automáticas. No mesmo dia, ocorreu uma aula sobre evapotranspiração em Caatinga preservada, além de medições com disdrômetro em que constitui um equipamento utilizado para medir o diâmetro da gota de chuva, velocidade de gotas e taxa de precipitação, sendo possível assim estudar eventos de precipitação e análises dos seus padrões.
Para finalizar, os discentes realizaram coletas de amostras de solo inderfomada, além de monitorar a localização dos pinos de erosão presente na área.
Agradecimento especial ao @icmbioararipe, que recebeu a turma em seus alojamentos e contribuiu significativamente para a realização dessa vivência rica de conhecimentos!