gov.br

Grupo de Pesquisa Hidrosedimentológica do Semiárido

Área do conteúdo

📢Novo artigo na Hydrological Sciences Journal – Journal des Sciences Hydrologiques.💡

Data de publicação: 18 de março de 2024. Categoria: Notícias
Fruto de longos estudos sobre a sazonalidade na Caatinga, os autores extrapolaram as convencionais metodologias baseadas em dados de precipitação (que apresentam limitações) e, neste trabalho, trazem uma proposta inovadora para a determinação da sazonalidade no semiárido. O método foi aplicado na Bacia Experimental de Aiuaba (BEA, Ceará) com dados de 2003 a 2022.
      ” Nós reconhecemos que a região semiárida é composta majoritariamente por dois regimes hídricos: seco e chuvoso (inúmeros trabalhos utilizam essa abordagem), entretanto, a depender do processo hidrológico, outros dois períodos (transição chuvoso-seco e transição seco-chuvoso) são igualmente relevantes, sobretudo no que se refere à interação solo-água-planta-atmosfera e o impacto na sociedade e no ecossistema”, explica o Prof. Carlos Alexandre, um dos orientadores da pesquisa.

“O método foi aplicado na bacia experimental do Aiuaba (AEB) no período de 2003 a 2022. Observamos uma grande variabilidade interanual na duração das estações e uma tendência de aumento da estação de transição chuvosa-seca, fatos que podem indicar mudanças no regime hidrológico da região. Esta nova combinação de dados de precipitação, umidade do solo e vegetação para identificação de estações hidrológicas no bioma Caatinga permite uma análise detalhada do comportamento hidrológico sazonal.” Destacam os autores.
Os autores contaram com o suporte da @capes_oficial além da parceria com a @unipotsdam, através do Dr. Till Francke.