📢📢 Artigo de impacto sobre Evolução do combate à seca e segurança hídrica: 100 anos de expansão de reservatórios no Semi-Árido brasileiro!
Data da publicação: 3 de setembro de 2024 Categoria: NotíciasFruto da parceria entre pesquisadores da @ufcinforma, @ifcefortalezaoficial, @coloradostateuniversity, @illinois1867 o artigo “Evolution of Drought Mitigation and Water Security Through 100 Years of Reservoir Expansion in Semi-Arid Brazil” foi publicado na revista Water Resources Research, da AGU (American Geophysical Union, @americangeophysicalunion)! 👏🏼
A pesquisa investigou a evolução de 100 anos da hidrologia da Bacia do Alto Jaguaribe com o objetivo de reproduzir a hidrologia e analisar os resultados da expansão dos reservatórios em termos de fluxo de água e segurança hídrica. Desta forma, um modelo hidrológico com uma estrutura evolutiva foi desenvolvido para capturar 100 anos de expansão.
Entre os resultados, percebeu-se que a Bacia do Alto Jaguaribe experimentou um aumento constante na segurança hídrica, permitindo a transição da vulnerabilidade total a eventos de seca para um estado em que valores próximos a 90% da demanda populacional total são em média atendidos.
Outro resultado relevante é que, apesar do aumento generalizado da segurança hídrica, descobriu-se que a capacidade do sistema de acomodar secas seguiu um padrão heterogêneo: enquanto as populações que dependem de reservatórios menores se tornaram mais vulneráveis nas últimas décadas, as que dependem de reservatórios maiores tiveram uma resiliência cada vez maior a eventos de seca plurianuais.
A pesquisa conta com participação dos Hidrosedianos, os professores José Carlos de Araújo (UFC), Pedro Medeiros (IFCE, @pedromedeiros) e o doutorando do PPGEA Bruno Pereira @brunopereiraetal 🎊
O artigo é open-access, se você se interessou, acesse na íntegra pelo QR-code disponível no post 🤳🏻
#watersecurity #reservoirs #drought #semiarido