gov.br

Grupo de Pesquisa Hidrosedimentológica do Semiárido

Área do conteúdo

📢Novo artigo sobre conectividade dos processos de evapotranspiração em reservatórios publicado na Agricultural and Forest Meteorology💡

Data de publicação: 27 de abril de 2024. Categoria: Notícias

O artigo Connectivity of evapotranspiration processes in a Brazilian dryland reservoir using remote sensing publicado em abril/2024 na conceituada revista Agricultural and Forest Meteorology [IF: 6.2] é resultado de longos anos de estudos sobre os processos de evaporação e transpiração em reservatórios e mata ripária em regiões semiáridas. Compreender a evaporação combinada dos reservatórios de água aberta e a transpiração da vegetação ciliar (evapotranspiração) é importante para a gestão dos recursos hídricos em regiões semiáridas como a região nordeste do Brasil. A pesquisa vem apresentando importantes resultados para nossa região por comprovar que umas das principais retiradas de água nos açudes é através da evaporação. Este trabalho explorou reduções na evaporação de águas abertas devido à transpiração da vegetação de zona ripária, mas as evidências desta interdependência nesta região ainda não são bem compreendidas. Os autores avaliaram a conectividade dos processos hidrológicos através de imagens de satélite Landsat 5 e 8 em análise de longo período (1985-2020). A evaporação e a transpiração foram estimadas usando o modelo SEBS (Surface Energy Balance System) e AQUASEBS (Surface Energy Balance System for Water). Estes modelos são de base física e utilizam-se do Sistema de Balanço Energético para a superfície e água, respectivamente.

Segundo o autor principal do artigo, Italo Sampaio Rodrigues que atualmente está concluindo o doutorado no Canadá, “A combinação da evapotranspiração do reservatório e vegetação ripária equivale à quantidade diária de água suficiente para o abastecimento de aproximadamente 275.000 pessoas. E que a conectividade entre a vegetação ripária (transpiração) e a evaporação dos reservatórios, pode proporcionar um modelo para melhores estimativas do equilíbrio hídrico dos reservatórios, o que pode ajudar no planeamento, desenvolvimento e gestão dos recursos hídricos regionais”. “Trata-se de um belíssimo trabalho de análise e compreensão dos processos hidrológicos a partir de uma longa série de dados (35 anos). Não podemos olhar para a água isoladamente, a análise deve ser holística para que possamos compreender os processos hidrológicos e melhorar a gestão de nossos recursos hídricos. A nossa rede de reservatórios é fundamental para o abastecimento hídrico, diminuir as perdas é algo que precisamos buscar sempre”, explica o co-autor e orientador, Prof. Carlos Alexandre Gomes Costa.

A artigo tem a participação ainda do Dr. Glauber Pontes Rodrigues (egresso do PPG em Engenharia Agrícola), do Professor Christopher Hopkins (Universidade de Lethbridge-Canadá) e do Professor José Carlos de Araújo (Universidade Federal do Ceará) coordenador do Sub-Projeto PrInt/CAPES/UFC “Impacto das mudanças climáticas sobre os recursos naturais em regiões secas”.

Agradecimentos:

Os autores agradecem à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) pelo financiamento via Projeto PrInt (88881.311770/2018–01). Agradecemos também à FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico) pela bolsa concedida ao primeiro autor. Gostaríamos também de agradecer ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) pelos recursos concedidos aos últimos autores. Os autores também agradecem à COGERH (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará) pela parceria e pelos dados fornecidos sobre o reservatório de Pacoti.