Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Grupo de Pesquisa Hidrosedimentológica do Semiárido

Área do conteúdo

Workshop DRYVER: Intercâmbio de conhecimento e capacitação sobre Valoração de Serviços Ecossistêmicos nos Países da CELAC (Comunidade de Estados Latinos e Caribenhos)

Data de publicação: 30 de abril de 2024. Categoria: Notícias

No período de 22 de abril a 03 de maio de 2024, a UFC sedia o “Knowledge exchange and capacity building on valuation of ecosystem services in CELAC countries”,evento que tem como objetivo capacitar professores e estudantes de pós-graduação em Valoração dos Serviços Ecossistêmicos, utilizando o estudo de caso da Bacia Hidrográfica do Bom Nome em Aiuaba, Ceará. Esse evento será mediado pelos Professores (a) Carla Ferreira Rezende, José Carlos de Araújo, Carlos Alexandre Gomes Costa, Rafael Carvalho Costa, Lorenzo Zanette e Anna Abrahão dos Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais do departamento de Biologia e Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola do Departamento de Engenharia Agrícola, ação conjunta entre programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências e do Centro de Ciências Agrárias.

O projeto “Securing Biodiversity, Ecological Integrity & Ecosystem Services in Drying River Networks (#DRYvER_H2020): https://www.dryver.eu” e a Universidade Federal do Ceará promovem Wokshop sobre a perspectiva da troca de conhecimento e capacitação em avaliação de serviços ecossistêmicos nos países da CELAC em Fortaleza no período e 22/4 a 3/5/2024. O evento realizado em Fortaleza (UFC) é uma tarefa do projeto Dryver, envolvendo três instituições europeias e três parceiros da CELAC, o objetivo do evento é a troca de conhecimento e processo de capacitação sobre a valoração dos serviços ecossistêmicos das DRNs (Drying River Networks).

A UFC coordenará e centralizará a interação entre a EU (União Européia) e os parceiros da CELAC (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos). O workshop cobrirá capacitação/treinamento específico aspectos sobre valoração de serviços ecossistêmicos identificados por UoL (University of Leeds) e SYKE (Finnish Environment Institute ) em interação com parceiros. O Workshop conta com a participação dos pesquisadores estrangeiros: Lisette Senerpont Domis – Netherlands Institute of Ecology (NIOO-KNAW); Julia Martin-Ortega e Jingyuan Di (University of Leeds); Enni Ruokamo e Eerika Albrecht (Finnish Environment Institute), além da participação dos pesquisadores brasileiros: José Carlos de Araújo, Nazaré Suziane Soares, Bruna Aires e Carlos Alexandre Gomes Costa (Departamento de Engenharia Agrícola/UFC), Gabriel Nuto Nóbrega (Departamento de Ciência do Solo/UFC); Pedro Henrique Augusto Medeiros (IFCE); Samuel Victor da Silva Portela (Associação Caatinga) e José Wanderley Augusto Guimarães, Orientador de Célula – DNS 3 – CODES (Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Estado do Ceará).

O evento faz parte de uma etapa do consórcio Dryver, formado em 2020 por uma equipe multidisciplinar de 25 especialistas de 11 países da Europa, América do Sul, China e os EUA que avalia os efeitos em cascata das alterações climáticas sobre biodiversidade, funções ecossistêmicas e serviços ecossistêmicos de DRNs (Bacias Hidrográficas que Secam), através de mudanças em regimes de fluxo e uso da água. O projeto DRYvER (DRYing riVER Networks) é liderado pelo pesquisador Thibault Datry do INRAE (França), no Brasil a instituição responsável pelo consórcio é a Universidade Federal do Ceará representada pela Professora Carla Ferreira Rezende que atua nos Grupos de Trabalho de Biodiversidade, Funções Ecossistêmicas e lidera o grupo dos CELAC de Serviços Ecossistêmicos e Seus Valores, e pelo Professor José Carlos de Araújo que lidera o Grupo de Trabalho de Hidrologia. Devido as pesquisas e políticas públicas associadas a seca e o clima semiárido, o grupo de pesquisa da UFC tem extrema relevância das discussões do consórcio.

Ressalta-se que as redes fluviais estão entre os pontos críticos de biodiversidade mais ameaçados da Terra e são essenciais para o bem-estar humano. No entanto, as alterações climáticas e o aumento do uso humano da água estão causando a intermitência de mais rios e riachos, mas estas redes fluviais secas (DRNs) têm recebido pouca atenção. DRYvER é um projeto Horizon 2020 (União Européia), que visa coletar, analisar e modelar dados de nove DRNs na Europa e na América do Sul para criar uma abordagem de meta-sistema global que incorpore hidrologia, socioeconomia, ecologia e biogeoquímica, a fim de elaborar estratégias, ferramentas, orientações e recomendações para a gestão adaptativa das redes fluviais na UE e em todo o mundo.

Os Professores da UFC, Carla Ferreira Rezende (Programa de Pós-Graduação em ecologia do Departamento de Biologia) e José Carlos de Araújo (Departamento de Engenharia Agrícola), lideram as ações do Projeto DRYVER na CELAC. A professora Carla Rezende, e os Professores José Carlos de Araújo, Rafael Carvalho da Costa e Carlos Alexandre Gomes Costa organizaram o evento com apoio de estudantes de pós-graduação dos programas envolvidos no projeto DRYVER e toda a equipe da PROINTER (Pró-Reitoria de Relações Interinstitucionais), em especial aos Professores Rodrigo Rego, Professora Diana Cristina Silva de Azevedo e Professor. José P. Barros Neto.

Além disso, na etapa do workshop DRYVER em Aiuaba foi aplicada uma metodologia com os “stakeholders” do município e representantes da população.

 

  • Reunião para elaboração de estratégia de realização de novas ações entre os grupos de pesquisas.
Acessar Ir para o topo